sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pedaços de Mim...

As poesias são versos nascidos dos pedaços dos nossos sentimentos, palavras que escorrem dos corações, pelas feridas das janelas da alma. Abaixo segue alguns pedaços de versos e estrofes que ficaram pelo caminho, com seus restos aprisionados em nossos corações... Guardados pelas janelas da alma.


“Do que vale um homem
se no seu viver, não vive
se sonha, mas não vê o concreto em suas ações.
O viver é viver cada momento...
Cada hora...
Como me constituir se vivo
na correria dos meus momentos
atropelando minhas sensações
e os meus sentidos...”



“Eu não quero mais ser perfeito
quero que enxergue em mim
meus defeitos, algo que me torna
humano...”



“Cade você restos de  mim...
pedaços das  minhas alegrias
que se transformaram em dores...
Dores daqueles tempos de despedida
quando sua partida era inevitável,
e o último olhar se coincidia com
as últimas lágrimas e suspiros
que escorriam de nossos corações...”

Reinaldo S.S.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A você...A vocês.

Sei...
Pensa que eu me silencie
pensa que me distanciei
porem esquece que o tempo da alegria é breve
mas são nos momentos das dificuldades que nos renascemos. 

Não sei se encontrou seu caminho
ou  ainda trilha sua caminhada...
Lembro daqueles horizontes de sonhos
lembro das nossas lutas, dos nossos ideais.

Hoje ao olhar para mim, vejo você
e penso nestas nossas distâncias, estes nossos silêncios
eles me recordam dos nossos tempos de crianças
quando apenas tínhamos sonhos puros
da construção de um futuro, de um mundo melhor
em que nos prometemos que nada e nem ninguém
nos afastaríamos...

Hoje olho meu mundo através de você...
onde estão nossos sonhos, nossas lutas, nossos amigos...
O que nos leva e nos levou a sonhar sonhos cada vez mais "individuais",
porque nos desencantamos tão fácil...Porque...
Para pessoas que tinham na queda o início de todo recomeço...

Reinaldo S.S.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Honra também se ensina

É comum, em nossos dias, ouvirmos reclamações por parte de pessoas que se sentiram desrespeitadas em seus direitos.
É o médico que marca uma hora com o paciente e o deixa esperando por longo tempo, sem dar satisfação.
É o advogado que assume uma causa e depois não lhe dá o encaminhamento necessário, deixando o cliente em situação difícil.
É o contador que se compromete perante a empresa em providenciar todos os documentos exigidos por lei e, passados alguns meses, a empresa é autuada por irregularidades que o tal contador diz desconhecer.
É o engenheiro que toma a responsabilidade de uma obra, que mais tarde começa a ruir, sem que este assuma a parte que lhe diz respeito.
É o político que promete mundos e fundos e, depois de eleito, ignora a palavra empenhada juntos aos seus eleitores.
Enfim, é natural que as pessoas envolvidas em tais situações, sintam-se indignadas e reclamem os seus direitos na justiça.
Mas onde está a origem dessa atitude de não honrar os compromissos?
Quando os filhos são pequenos, muitas vezes não se dá a devida atenção às suas más inclinações ou, o que é pior, incentiva-se com o próprio exemplo.  Se o filho desrespeita os horários estabelecidos, não costuma-se cobrar dele uma mudança de comportamento. Se prometem alguma coisa e não cumprem, não é falado sobre a importância da palavra de honra. Assim, a palavra empenhada não é cumprida, e geralmente não se faz nada para que seja.
É importante pensar a respeito das causas antes de reclamar dos efeitos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fazendo anotações


Escrevo sempre, e acho muito importante escrever. Se pudesse dar um conselho, diria a todo mundo: escreva. Seja uma carta, ou um diário, ou algumas anotações enquanto fala ao telefone – mas escreva.
Escrever nos aproxima de Deus e do próximo.
Se você quiser entender melhor seu papel no mundo, escreva.
Procure colocar sua alma por escrito, mesmo que ninguém leia – ou, o que é pior, mesmo que alguém termine lendo o que você não queria. O simples fato de escrever nos ajuda a organizar o pensamento e ver com clareza o que nos cerca. Um papel e uma caneta operam milagres – curam dores, consolidam sonhos, levam e trazem a esperança perdida.
A palavra tem poder. A palavra escrita tem mais poder ainda.

Paulo Coelho

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pelas pedras do caminho...

                         
Hoje refiz uma reflexão baseada no presente da minha vida, pensei e repensei nos caminhos que escolhi e até aonde estas escolhas me trouxeram. Os caminhos têm sido trilhados a cada dia, às vezes meio corridos, loucos, sem pensar no próximo passo, mas em outros momentos com grandes planejamentos e focos nos  sonhos,  o que me faz sentir vivo.
                                                
Tenho uma grande preocupação em não me sentir parado, improdutivo, impotente, passivo perante a vida... Meus amigos, parentes, meus sentimentos... Bem uns dizem que me isolei, outros que preferem ficar na deles, até parece que aprenderam comigo, já outros dizem: "não desanime, as coisas vão melhorar e só uma fase... Se for fase ou não, pois que vivamos o presente, então se me isolei, não sei só o tempo poderá me dizer que cada passo que dou em minha vida foi certo ou errado, como se errar fosse um crime.

Eu sempre me pautei na preocupação com o mundo, mesmo que sabendo existia uma legião de pessoas que não me entendiam, ou que me achavam: "chato", "ignorante", "sonhador", "louco", "perfeccionista", "covarde", "indeciso", "fraco", "pequeno” (aqui no sentindo de que eu tinha que crescer e deixar de ser dependente), logo eu com todas estas qualidades. Daí pensei, porque não viver esta vida, aqui no meu canto, ou nos meus cantos esperando alguém me procurar? Ou  ajudar? Não sei, para quem que preocupava demais com outros, se é que preocupava... Ainda penso... Não estou revoltado ou me isolei se que bem revoltar com o que? O mundo é cheio disto não é de decepções profissionais, sentimentais, cotidianas, porém digo, que bom que eu não sei que não somos pedras, tenho sentimentos e sei que todos têm...

Reencontrar caminhos, quebrar paradigmas, não é algo fácil, por isto, no dia em que eu inicie este meu projeto, "Projeto Recomeçar", não imaginava que este recomeçar fosse tão doloroso, mais hoje sinto que estas dores é que tem me ensinado a viver... É ensinado... Mas tenho tentado construindo calçadas para meus passos, nas pedras que tropeço por estes caminhos... Se estou certo ou errado, se vai dar certo ou não, só o tempo poderá me dizer.

Já somente eu no meu interior sinto e como diria  Benito de Paula “ninguém sabe a mágoa que trago no peito, quem me vê sorri desse jeito, nem sequer sabe da minha solidão"... É isto, este tempo que falo é hoje, não sou um ser completo e perfeito, me sinto sempre em construção, por isto apesar desta reflexão pesada, posto posterior a essa reflexão, uma poema de um grande poeta que traduz  nos seus versos o sentimento do  mundo, e por uma feliz coincidência, este poema é intitulado "Recomeçar", traduz tudo que sinti ao montar este Blog e tudo que sinto ao acordar de manhã vendo que por mais dolorosa  e penosa que foram as perdas em minha vida, me recomeço sempre ao ver que meus sonhos por mais que demorem se realizar, eles se realizam e se realizaram... Eles ainda estão aqui comigo, como o sangue que corre em minhas veias e impulsionam em mim a paixão pela vida...
Apesar dos pesares...

Reinaldo S.S.

Recomeçar

Não importa onde você parou …
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo…
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.
Chorou muito? Foi limpeza da alma.
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para “chegar” perto de você.
Recomeçar…
hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você que chegar?
Ir alto… sonhe alto…
queira o melhor do melhor…
pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos…
Se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos ….
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
“Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Texto do Professor Leonardo Augusto Dutra Luz

Texto lido hoje no programa rádio vivo, da rádio Itatiaia de Belo Horizonte,  pelo apresentador José Lino Souza Barros. Este texto é  uma das maiores formas de manisfestação e exemplo de cidadania, e o mais importante, escritas por um educador. Um exemplo de desabafo e manisfestação a tudo que ocorre em termos de hipocrisia política e cidadã atualmente em nossa país. Parabéns Professor Leornardo.
Reinaldo S.S.

Basta! Cansei de ser omisso, cansei de viver à margem, alheio ao caos que me circunda. Cansei de viver calado e esquecer as tragédias como quem esquece um filme. O que a nossa sociedade está se tornando? Onde estão nossos valores morais? Onde está a família? A hierarquia? O respeito com o direito do próximo? Todos querem tirar vantagem de alguma maneira, ninguém se importa com a lei, a lei é uma comédia e a realidade é uma tragédia.
Os valores se invertem, o lar se desfaz, a tecnologia e a informação rápida corrompe mais do que instrui, ninguém percebe o quão impaciente e ávido de ganhar alguma vantagem está o ser humano. As religiões estão muito preocupadas com a salvação, em vender um céu, em lutar contra demônios invisíveis em inserir regras e cabrestos nos fieis e muito pouco fazem para a melhoria do todo, do mundo. De que adianta louvar a Deus e jogar lixo na rua, não dar seta ao mudar de faixa de trânsito, xingar o motorista do lado se ele comete o menor ato falho, de que adianta estudar, formar em uma entidade de ensino superior apenas pelo mero pretexto de conseguir estabilidade no trabalho e conforto material.
Onde estão os sábios? Onde estão os cultos? Onde estão os verdadeiros apóstolos da renovação de valores? Ser moral e correto hoje em dia é sinônimo de idiotia, de chacota. CANSEI de ficar calado, à margem de tudo. Sou professor, ensino língua estrangeira, educo o ser para que ele interaja com o mundo, tenha acesso a cultura mundial em uma linguagem universal, minha ferramenta de trabalho e a comunicação e, não posso me calar frente ao caos de desinformação vivido por nós.
Cada dia que passa a sociedade fica mais insensível, menos generosa, menos humana. O reino animal mostra-se muito mais evoluído em organização social do que nós humanos falidos. A arte não importa mais, a música foi banalizada e, quando não exaltam o sexo, exaltam a violência. Rimas pobres e ritmos repetidos e pífios. Tudo nos violenta.
Evoluímos tecnologicamente a galopes. Celulares, computadores, automóveis e etc. Mas, e a internet, não posso deixar de fechar esse desabafo sem mencionar esse maravilhoso e, por que não dizer, maior conquista humana de todos os tempos, mas que a roda, a eletricidade e biomedicina e tantos outros, a internet ao mesmo tempo em que salva, mata. Educa e corrompe, alivia angústias e denigre, aproxima e afasta, informa e exclui.
Os tempos são chegados, e estão aí, para qualquer um que queria ter “olhos de ver” como disse a maior consciência que esse planeta acolheu. O Cristo, pode até ser banalizado pelos doutores do conhecimento, da ciência da tecnologia, mas a sua mensagem social de ordem respeito ao próximo, disciplina, viver harmonicamente e com o necessário para nossa manutenção, tem que ser lembrada e analisada como única solução para essa chaga aberta em nosso meio.
O ser humano precisa despertar para os valores morais da vida, precisa frear os seus impulsos, seus excessos. A política Brasileira, digo a Brasileira porque quero lavara a nossa roupa suja, vive um mundo a parte da realidade. São pessoas, na sua grande maioria, despreparadas, corruptas, sem a menor compaixão pelas causas dos menos favorecidos, e que, legitimados pelo voto e autenticados pela vontade popular, chegam ao poder com sua ânsia de juntar, ganhar, levar vantagem. Se fartam num banquete abundante e relegam aos cães umas poucas migalhas que, mesmo sendo migalhas, lhes é difícil reparti-las. Não estou julgando essas pessoas, elas não são eternas, passarão, o mesmo destino que tem o corpo físico de um pobre flagelado tem o corpo de um nobre político abastado.
Eu não vendo a minha dignidade, eu não jogo lixo na rua, eu dou passagem no trânsito e tenho paciência com quem erra, eu devolvo o troco errado, eu espero a minha vez, eu me alimento apenas do que meu corpo necessita e não jogo comida fora, eu exerço a minha cidadania, então, é em nome dessa cidadania que escrevo. O ser humano, desde os primórdios, sempre registrou suas impressões do mundo, sejam elas em pinturas rupestres sejam em pedras, papiros ou blogs.
Eu escrevo, porque essas palavras ficarão gravadas em algum lugar e, futuramente, não serão necessários arqueólogos desenterrarem nada para tentar entender o que passamos, o que sentimos. Eu, Leonardo, tenho um nome, uma identidade, um CPF, eu existo no mundo, eu pago impostos, eu abasteço com gasolina a um preço abusivo e pornográfico sem questionar a refinaria, o imposto do governo, eu exerço a minha passividade, minha impotência, porque respeito a ordem, ordem essa que atrasa o progresso. Eu penso, e exerço meu direito de pensar. Eu escuto os noticiários e comentarias do rádio mineiro, que pensam como eu, que levantam suas vozes, que representam a vontade do povo sem exigir nada em troca, nos ensinam a ser dignos, honestos, verdadeiros cidadãos de bem, esquecidos por muitos, lidos e ouvidos por uma minoria.
Mas eu não, eu, Leonardo, professor, Brasileiro, homem que pensa me junto a vocês nessa Luta, minha indignação não pode fica presa dentro do meu quarto ou meu carro. Minhas palavras, ainda que não sejam sábias, são de um cidadão que se cansou da omissão, que assume sua inércia e quer se mover, se eu conseguir melhorar a mim mesmo, já me dou por satisfeito, serei um a menos a macular essa nação.

Professor Leonardo Augusto Dutra Luz

Passivos

Hoje penso que estamos cansados de tantas barbáries em nosso país. Devemos nos questionar, até aonde iremos em mundo em que o que importar e lucrar "conseguir vencer a qualquer custo na vida", vejo números, gráficos e indicativos. Porém o ser humano, a cada dia mais isolado em seu próprio mundo, quando iremos perceber que a cada dia nos preocupamos com o exterior, em detrimento do silêncio daqueles que perpassam a vida afundados em sua mazelas interiores...Bem é um caso a se pensar, esta distância que vemos no mundo de hoje, não somos uma ilha...
É preciso rever conceitos em todas as estâncias sociais do mundo, principalmente nas escolas, faculdades e universidades, estes locais devem ser espaços de questionamentos, em que as disciplinas devem ter uma fundamentação prática, aplicável a vida, e que as ciências humanas sejam verdadeiramente humanas, senão a meu ver ainda seremos telespectadores passivos de barbáries no nosso dia a dia, chega de hipocrisia política e intelectual.

Reinaldo S.S.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Crianças do Brasil, tristes acontecimentos.

Triste o que aconteceu no Rio de Janeiro hoje e que tem acontecido em nosso pais e que já aconteceu no mundo... Nunca podemos nos esquecer de valores como: Limites, respeito ao próximo, família e Amor, bases de sustentação básica para todo o ser humano.

Reinaldo S.S.


Crianças do Brasil

 "É tupiniquim, é guaraná, é de Gangazumba, é Zumbi
Brilha o chão de Minas, Grão-Pará
Velho Chico bom de navegar
Comendo poeira no sertão
Chora o sertanejo, violão

É dona Maria, é seu José
Água de beber e de benzer
Passo de Garrincha prá Pelé
Terra boa prá plantar café
Pão de açucar, Cristo Redentor
Eu quero ficar em Salvador

Pátria
amada, meu amor

Que meu Deus abençoou
Não quero ver sofrer
Ó pátria Mãe gentil
As crianças do Brasil

Chega a polícia e mete o pau

Chega o político e mete a mão
Chega fevereiro é carnaval
Fim do sofrimento é ilusão
Boto a mão no bolso que vai mal
Sem dinheiro prá comprar um pão

Pátria Amada, meu amor
Que meu Deus abençoou
Não quero ver sofrer
Ó pátria Mãe gentiil
As crianças do Brasil."

Composição Carica e Prateado

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Percepções

Hoje percebo o quanto te feri com minha dor
te feri por não conseguir vencer as pedras dos meus caminhos ao invés de pular, de vencer estas pedras,
eu as peguei, e as joguei em você,
com intuito de acertar nossos inimigos.

Hoje eu percebo que dor do tempo me cegou
para as simples coisas da vida que nos traziam felicidade
quando cada instante fazia sentido
não pelas coisas que o compunham 
mas pelo simples fato de nossas presenças vivas.

Hoje percebo que passamos por momentos de
tristezas, dúvidas e dores...
Porém não desistimos, lutamos com esperança de uma criança
que vê o mundo com olhos do presente
fazendo cada passo sua caminhada
como construindo castelos de areia
que nem a mais forte onda derrubará...

Hoje percebo e me sinto como uma criança do futuro
agora homem...
que vem aqui te pedir perdão
com um coração de uma criança
machucado pelas pedras que atirei, que tropecei...
e que me fizeram cair pelo caminho...
É hora de levantar.

 REINALDO S.S.

terça-feira, 5 de abril de 2011

As coisas que aprendi na vida

“Eis algumas das coisas que aprendi na vida”:
Que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isto.
Que levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la.
Que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam.
Que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Que ou você controla seus atos, ou eles o controlarão.
Aprendi que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Que paciência requer muita prática.
Que existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Que algumas vezes a pessoa que você pensa que vai lhe dar o golpe mortal quando você cai, é uma das poucas que lhe ajudam a levantar-se.
Que só porque uma pessoa não o ama como você quer, não significa que ela não o ame com tudo o que pode.
Que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens: seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. Na maioria das vezes você tem que perdoar a si mesmo.
Que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido; “o mundo não pára, esperando que você o conserte”.

(encontrado na Internet)
Post de Paulo Coelho

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Perspectivas da Alvorada

Hoje ao olhar a alvorada
me detive um segundo na paz
que ela nos transmite, então pensei
nas possibilidades múltiplas que a vida nos dá...
Neste momento percebo que todos os nossos
sonhos em contrapartida ao nosso dia a dia
tecem toda a complexidade de nossas vidas
independente de todas as divisões socias e culturais da vida.

Reinaldo S.S.